top of page
sitepio.png

RECOMENDAÇÕES

 "Não é fácil encontrar a felicidade em nós mesmos, mas é impossível encontrá-la em outro lugar"

Nicolas Chamfort (1741-1794)

sitepio.png

Livros

81ly6bgz8oL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

1. Codependência Nunca Mais

Codependência é um termo comumente usado quando uma pessoa possui um comportamento de constante priorização de outra pessoa. Ou seja, quando uma pessoa abre mão de seus interesses pessoais para servir aos desejos de outra pessoa, muitas vezes essa dedicação vem acompanhada de uma falta de limites. Em diversos casos a pessoa que sofre de alguma adição possui algum familiar codependente, que possui comportamentos “facilitadores” para o uso de uma substância.

61cgjDIrIWL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

2. Em busca de Sentido

Viktor Frankl, autor sobreviviente do holocausto. Livro recomendado a todas as pessoas, em especial àquelas que não conseguem enxergar um sentido na vida. Esse livro é uma grande amostra do poder de resiliência do ser humano.

60702415e4c6da68a56d86292158621e.webp

3. Autobiografia de um Espantalho

Esse é um livro que você não vai encontrar em qualquer livraria, mas foi o livro que mais gostei de ler na minha residência de psiquiatria. Escrito por Boris Cyrulnik, também sobrevivente do holocausto, fala sobre trauma e resiliência. 

91SCvGdPnML._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

4. O Perigo de Estar Lúcida

Recomendo este para todas as pessoas com uma veia criativa. Neste livro vemos como o “jeito de ser” de alguns artistas acaba flertando com o Transtorno Mental. O livro escrito pela Rosa Montero mostra o lado bom e até divertido de “pensar diferente do normal”, reconhecendo que isso pode ser algo maléfico, mas que também pode possuir aspectos bons. 

5. O Mito do Normal

Gabor Maté fala nesse livro sobre os traumas influenciam as pessoas, e como nossa sociedade precisa ser cada vez mais resiliente a um estilo de vida impróprio.

6. Uma mente inquieta

Recomendo esse aos pacientes que já tiveram diagnóstico de bipolaridade. O Transtorno Bipolar não precisa ser necessariamente um “fardo”, desde que seja acompanhada de forma adequada.

7. A ridícula ideia de nunca mais te ver

Também da Rosa Montero, aqui a autora une sua experiência com o luto do marido com uma biografia de Marie Curie. Além de descrever a vida de uma das mulheres mais geniais do séxulo XX, Rosa Montero também consegue dar um novo significado ao luto que passou, sendo capaz inclusive de ver beleza neste processo.

Vídeos

© 2024 por Rodrigo Pio. Orgulhosamente criado com Gufo Digital.

bottom of page